O quê o DLC oferece? em Fire Emblem Three Houses

Marcelo Hagemann Dos Santos
6 min readApr 13, 2020

--

Artwork usada em Cindered Shadows, história introduzida pela DLC de Fire Emblem Three Houses.

Por bem por mal a prática de vencer conteúdo adicional em jogos se tornou algo padrão para a industria, e apesar de aderir a moda um pouco mais tarde que as outras grandes empresas do ramo, a Nintendo tem feito um trabalho notável (não necessariamente bom) com as DLCs de seus jogos. Seja prolongando o hype de Super Smash Bros Ultimate com os pacotes de personagens, aumentando a controvérsia em torno de Pokemon Sword and Shield, ou nos presenteando com uma das DLCs melhores manuseadas na história recente dos jogos com Xenoblade Chronicles 2 (em minha opinião, é claro).

Por conta disso, não foi nenhum surpresa quando Expansion Pass de Fire Emblem Three Houses fora anunciado. Com um modelo bastante parecido com o adotado em Xenoblade Chronicles 2, o conteúdo adicional de Three Houses foi distribuído em quatro momentos distintos, chamados de ondas (waves), que também trouxe atualizações gratuitas para o jogo base.

A primeira onda fora bastante tímida, trazendo apenas um roupa alternativa para Byleth (ambas as versões). Algo que fora tratado mais como um bônus pela compra do Expansion Pass, e nada que alterou o gameplay.

A segunda onda, por outro lado, trouxe mais roupas alternativas para o jogo. Todos os alunos receberam a opção de vestirem uniformes esportivos com as cores, e brasão, da casa escolhida pelo jogador, e a opção de vestir Byleth com óculos. Mas, mais importante, esse DLC adicionou novas Auxiliary Battle, permitindo que os jogadores que adquiriram enfrentassem inimigos mais fortes durante os dias livres, ganhando uma maior quantia de ouro e experiência por batalha, além da possibilidade de obterem stat-boosters desses inimigos. Ainda, o DLC presenteou os jogadores com quatro stat-boosters únicos disponíveis a cada nova jogativa (incluindo NewGame+), possibilitando o aumento de 2 pontos de Movimento em uma das unidades, e aumento de 7 em HP, 3 em Str e 3 em Spd com os outros itens. E também acrescentou algumas Quests novas ao jogo.

Entretanto, foi apenas na terceira wave que as coisas começaram a esquentar com a introdução da Sauna. Na prática, mais uma atividade para se gastar pontos de exploração dentro do monastério, a locação acaba se tornando um ótimo complemento ao NewGame+, uma vez que a modalidade permitia ao jogador obter mais pontos de exploração do que adividades para agastar. Essa nova opção permite ao jogador enviar Byleth e um segundo personagem para dentro da sauna, onde devem aguentar o calor e relaxar os seus corpos. Caso o jogador obtenha sucesso no minigame da sauna, tanto Byleth como o outro personagem ganhariam um modificador extra para as instruções, acrescentando 2 ou 4 pontos base na instrução do personagem em todas as áreas de proficiência durante todo o mês. O que é uma grande ajuda, principalmente se o jogador pretende usar várias Faculty Training durante o mês, ou instruir um aluno específico mais de uma vez no mês.

A terceira onda também adicionou Anna e Jeritza como um personagens jogáveis (no caso Jeritza foi adicionado para todos os jogadores, mas é exclusivo da segunda metade da rota de Edelgard, Crimson Flower). Apesar de tudo, Anna acabou se tornando uma grande decepção da comunidade, pelo fato dela não ser uma unidade incrível, não poder se tornar uma dançarina, e não possuir Support com qualquer outro personagem, nem mesmo com Byleth. O que a torna uma adição bastante estranha… Ao mesmo tempo, sua presença oferece mais uma opção de Faculty Training para o jogador, o que não compensa a falta de Supports, mas ter mais opções nunca machucou ninguém.

E não para por ai. A terceira onda ainda adicionou novos Battalions (3 grupos distintos de empregados da antiga casa Nuvulle, e batalhões relacionados a Anna e ao Death Knight), a habilidade de alimentar os animais do monastério, algumas novas Quests, e novas roupas para Byleth e os alunos: uniforme de inverno, de verão e roupas de empregada/mordomos. Além disso, essa onda também adicionou a opção de mudar a aparência em batalha das unidades, e mudou a limitação de 5 saves para 25, ambos gratuitamente para todos os jogadores.

Entre a terceira e a quarta onda, os desenvolvedores adicionaram ainda mais um vestuário para Byleth, imitando as roupas usadas por Sothis, e também a sua cor de cabelo, que deveria ser a última roupa alternativa adicionada pelos desenvolvedores, entretanto, Byleth, que não pode se candidatar a se tornar um dançarino, recebeu as roupas da classe como visual alternativo na onda seguinte.

Mas é claro, a quarta e última onda foi a maior e mais relevante de todas. Além de adicionar uma nova história paralela (Cindered Shadows) e completamente independente da história principal, a wave adicionou a ela: 4 novos personagens; 4 novas classes; Itens perdidos de Rhea, a possibilidade de convidá-la para uma Tea Party, opção de trocar as roupas dos personagens sem precisar explorar o monastério e mais Supports para Jeritza e Bernadetta(Junto do novo vestuário de Byleth, essas adições ficaram disponíveis para todos os jogadores); uma nova opção de roupa para Anna; 2 novos Paralogues; 2 novas relíquias; uma nova área a ser explorada no monastério (Abyss); e novos Battalions e Quests.

A nova exploração do Abyss dá acesso a novas atividades para se fazer no monastério, sendo que nenhuma delas requer pontos de exploração para serem cumpridas. A primeira é o Altar Pagão (Pagan Altar), que permite o jogador oferecer itens sobressalentes, como sementes e folhas de chá, em troca de Renown, além de poder gastar esses pontos para comprar itens e armas mais poderosas que as oferecidas no mercado, e os Seals necessários para acessar as novas classes. O que é bastante útil para acumular Renown em seu save do NewGame+.

O jogador também tem acesso a uma espécie de ferro velho (Scrap Heap), o que permite obter itens danificados e com baixa durabilidade uma vez a cada mês. Uma advinha (Wayseer’s Room), disponível apenas na segunda metade do jogo, que permite o jogador trocar Renown por pontos de Support, ou garantir que dois personagens terminem juntos nos créditos do jogo (dentre as duplas possíveis).

Além disso, a adição da relíquia associada ao Crest de Aubin (Fetters of Dromi), e dos personagens da Ashen Wolfs, modifica um pouco a resposta de quem é a melhor escolha para desempenhar a função de Dancer, uma vez que a relíquia é um acessório que concedo ao seu usuário de forma passiva a habilidade Canto, permitindo que unidades de infantaria possam movimentar-se mais uma vez após atacarem ou executarem uma ação, algo bastante útil para unidades que não querem permanecer na linha de frente, ou na mira de inimigos. E como apenas portadores de Crest podem utilizar a relíquia, deixando a melhor escolha anterior (Dorothea) para trás de seus maiores competidores (principalmente Linhardt e Marianne). Ainda, Constance é capaz de aprender a magia Bolting, o que permite rivalizar com o Meteor de Dorothea. Entretanto, dada sua habilidade com magia, Constance é melhor utilizada como Glass Cannon, assim como Lysithea, o que é um ponto contra torná-la uma dançarina pela perda do poder ofensivo do grupo.

Obviamente, não dá para fazer um texto sobre a DLC de um jogo sem ao mesmo tocar na questão de que se vale ou não a pena adquirir o conteúdo adicional pago do jogo. E a respeito disso, não há como ignorar a cotação atual do dólar, o que apenas encarece um produto que já é consideravelmente caro, principalmente quando se compara o preço de jogos em outras plataformas, em particular o PC. Isso por si só já justificaria um grande “não” como resposta definitiva para essa pergunta.

Entretanto, eu estou longe de estar em posição para julgar como os outros gastam o próprio dinheiro, ou o quanto de valor dão para um jogo de console. Por isso, se o preço do jogo não for um problema, a resposta está no como você se sente em relação Three Houses. Se você jogou todas, a maioria, ou apenas uma das rotas e já sentiu satisfeito com a sua experiência, é pouco provável que o DLC ofereça algo que compece o seu investimento, inclusive de tempo. Sim, ele pode oferecer algumas horas de conteúdo novo, mas nada drasticamente novo.

Talvez Cindered Shadows justifique a aquisição, por ser uma experiência bem diferente da história principal, que é mais comparável com um Sandbox (principalmente no NewGame+), enquanto a introduzida pelo DLC é mais um Puzzle, uma vez que ela oferece uma gama mais limitada de ferramentas e recursos para o jogador resolver os desafios.

Mas é claro, se você ainda sente que quer continuar jogando Three Houses, que ainda está longe de explorar todos os recursos do jogo, quer se desafiar de maneiras diversas, e sente que ainda terá dezenas, quem sabe centenas, de horas de jogo pela frente. Hell yeah, o conteúdo oferecido pelo DLC será um belo incremento para as múltiplas horas de jogo que ainda te esperam pela frente.

--

--

Marcelo Hagemann Dos Santos
Marcelo Hagemann Dos Santos

Written by Marcelo Hagemann Dos Santos

Rapaz de humor duvidoso que entrou essa de escrever sobre animes recentemente. Ex-aluno de filosofia e graduado em Letras, mas sempre estudando.

No responses yet