Fire Emblem Warriors Three Hopes: Meus desejos se realizaram?
Última atualização [24/07/2022 às 15:00]
Inicialmente a minha ideia era de apenas fazer um feedback ao texto em que exponho meus desejos e expectativas acerca de Fire Emblem Warriors Three Hopes apenas quando o jogo fosse lançado e eu pudesse jogá-lo para confirmar o quão perto minhas estimativas e minhas esperanças iniciais estavam. Mas, depois que o segundo trailer foi sorrateiramente lançado no canal oficial da Nintendo, reassisti-lo inúmeras vezes (tanto em inglês como em japonês), e de pensar bastante no assunto, cheguei à conclusão de que seria mais interessante começar a escrita desse texto nos dois meses que antecedem o lançamento do jogo como forma de registrar o quão cedo ficamos sabendo disso e aquilo.
Inicialmente, comecei a escrever esse texto dividindo-o de forma similar ao primeiro texto, fazendo um paralelo entre o que havia desejado e o que já tinha sido confirmado. Porém, para facilitar a leitura e ajudar quem está “em dia” com a leitura desse texto, o reorganizei em forma cronológica, o que pode ter deixado certos detalhes de fora ou mesmo fora de ordem.
O trailer de anúncio acabou não revelando muito sobre o jogo. Sabíamos logo de cara que se tratava de uma versão alternativa de Three Houses, mas sem outros detalhes tanto do gameplay como da história. Porém, já nesse trailer recebemos cenas de gameplay para Edelgard, Dimitri e Claude, os confirmando como personagens jogáveis e mostrando seus novos visuais.
Byleth, Immaculate One (Rhea/Seiros), Jeralt também são avistados, mas sem indicação de serem jogáveis nem aparecerem em gameplay. Há também dicas da presença de personagens como Hilda, Hubert e Dedue já com os seus novos designs, além da presença óbvia presença de Shez.
Apesar disso temos indicação de alguns detalhes interessantes da gameplay, como a presença de monstros gigantes e de múltiplas barras de especial.
Já o segundo trailer é provavelmente bem mais revelador do que o primeiro. Uma vez que Shez é apresentado como protagonista do jogo e há imagens de seu gameplay, enquanto isso, Byleth é tratado como vilão, o que muda completamente a perspectiva que temos sobre a história do jogo. Além disso, é confirmado que ainda escolheremos uma das três casas do jogo, indicando, possivelmente, três histórias ou mesmo três finais diferentes ao jogo.
Recebemos gameplay para Hilda, Hubert e Dedue, além de vermos, sem muita clareza, os personagens: Felix e Ferdinand em cutscenes, Lorenz e Mercedes participando de atividades secundárias, Monica e Bernadetta no mapa de batalha, Flayn em uma cutscene e Anna também é vista fora de batalha, indicando sua presença no jogo como NPC capaz de vender itens ao jogador.
Há também uma cena de luta entre dois personagens no trailer que são, presumidamente Hoslt (irmão de Hilda) e Conde Bergliez (pai de Caspar), o que é ao mesmo tempo curioso e empolgante, pois ambos os personagens são apenas mencionados no jogo principal e ambos são descritos como os maiores guerreiros de Foldan.
Esse trailer, junto com o site oficial, confirma que o estilo de luta do personagem está atrelado à classe em que ele está e que cada personagem do jogo é capaz de adquirir qualquer uma das classes, desde que esse cumpra alguns requisitos aqui não especificado. E é claro, também é dito que, apesar dessa liberdade, certos personagens terão mais facilidade em adquirir classes específicas, como Hilda tende à classe Warrior, Hubert à Dark Mage, e Dedue à Armor Knight.
Ainda não foi confirmado se classes limitam que armas podem ser utilizadas pelos personagens ou se qualquer personagem pode utilizar qualquer tipo de arma independente da classe como é em Three Houses. Porém, foi confirmado que certos personagens possuem classes únicas a eles, por exemplo os líderes de cada uma das casas, e do protagonista, Shez, que pode adquirir a classe Fluegel (Asa em alemão) capaz de empunhar duas espadas ao mesmo tempo — o que por sua vez possui suas implicações e levantas certas questões: É possível escolher e equipar quaisquer duas espadas, ou só é possível escolher uma dessas espadas? E com classes que usam escudos… é possível escolher o escudo equipado? Ou ainda, classes que não usam escudo, poderão equipar um ou outros itens similares, ou apenas a arma principal poderá ser escolhida?
Há também a confirmação da presença de suportes no jogo, que são obtidos conforme o jogador aumenta a afeição entre os seus personagens, o que é feito de maneira similar ao método de Three Houses, mas há ênfase nas atividades secundárias.
A presença tanto de Combate Arts como de Battalions também foi confirmada aqui, mas há poucas informações a respeito de como eles realmente funcionam no jogo. Sabemos que Combate Arts foram equiparadas aos feitiços de Magia e que ambos possuem um custo de durabilidade além de um cooldown que impede que eles sejam usados constantemente pelo jogador, mas ainda não sabemos como esse sistema de durabilidade vai funcionar, se é possível que as armas quebrem durante o jogo, ou se podemos recuperar a durabilidade das armas nas próprias batalhas.
Pode até ser que aquilo que eu apontei como sendo a barra de experiência no primeiro texto seja na verdade o nível de durabilidade, mas como as cenas de gameplay são bem fragmentadas, e não necessariamente postas de forma cronológica, é difícil de dizer se ela está sendo consumida de alguma forma pelos ataques. [PS: Na verdade não, é de fato a barra de experiência, vemos da demo que a durabilidade é usada apenas para as Combate Arts e Magias]
Também não sabemos se a aquisição de novas Combat Arts está atrelada à progressão no sistema de classes, a uma perícia com cada tipo de arma, ou a ambas as coisas. Mas foi mencionado que personagens diferentes aprenderão artes diferentes.
Battalions aparentam apenas prover uma redução passiva de dano como forma de bônus para a unidade principal. Ainda não dá para dizer se battalions de maior nível não ofereceram outros benefícios mais para frente, mas é importante notar que o ícone usado nos battalions corresponde a arma que eles usam em vez dos de infantaria, infantaria pesada, montaria, e montaria alada como no primeiro jogo.
Também podemos ver no mini mapa que certas unidades inimigas são representadas por setas apontando para cima (em azul) ou setas apontando para baixo (em vermelho) em alternância com seus ícones de unidade, o que pode indicar que a unidade selecionada possui uma vantagem, ou desvantagem, contra tal unidade. Talvez essa indicação se dê por outra razão que não o weapon triangle, mas é só uma possibilidade.
Brawl já está confirmado pela UI do jogo, apesar de não termos visto nenhum personagem utilizar manoplas ou arma parecida em gameplay. Mas o personagem que presumidamente é Conde Bergliez utiliza duas manoplas que parecem escudos em seus braços, e que talvez seja alguma relíquia nova.
Além disso, o design das armas apresentadas até então é idêntico ao que é usado na série principal, e há algumas armas novas confirmadas no jogo. Como o exemplo mencionado a cima, o novo machado/relíquia de Edelgard (Labrauda), e um grimório único que Monica usa chamado Wind Caller’s Genesis, o que sugere que ela tenha um crest de Macuil (algo que nenhum personagem jogável tem até então), já que o santo Macuil em sua forma bestial é chamado de “The Wind Caller Lord of the Desert”.
Nos dias após o trailer o twitter oficial passa a publicar informações a respeito dos personagens confirmados até então, além de trazer mais informações sobre os detalhes do ciclo de gameplay do jogo (mas nada que não pode ser presumido apenas observando o trailer ou lido no site oficial), Edelgard, Dimitri, Claude, Hubert, Dedue, Hilda, além de Shez. Dando detalhes biográficos (nada realmente novo) e descrevendo suas habilidades pessoais (com exceção de Shez, que não deve informações sobre sua habilidade pessoal revelada). Confirmando: a presença de ataques elementais no jogo; o fato de certos personagens terem afinidade com certos elementos; a presença de habilidades pessoais no jogo (algumas delas envolvendo esses elementos); e as classes únicas de certos personagens ou por qual classe tal personagem tem afinidade. Porém, ainda não é especificado se cada elemento possui alguma propriedade própria, mas vemos no trailer que certas combat arts e magias também utiliza esses elementos.
Edelgard é capaz de utilizar fogo em seus ataques, permitindo que ela inflija uma condição de “em chamas” em seus inimigos, o que dá dano constante nesse inimigos e pode causar uma explosão caso esses inimigos sejam atacados novamente.
Dimitri utiliza ataques elétricos que, além de poderem atordoar temporariamente seus alvos, inflige a condição de “eletrificado” nos oponentes, que por sua vez podem espalhar esse status para inimigos próximos, criando uma pequena reação em cadeia.
Claude possui ataques com afinidade com o vento, que envolvem os oponentes com uma massa de ar que lança lâminas de vento ao redor quando esses inimigos são atingidos.
Já Hubert coloca uma estaca de energia negra nos inimigos atingidos por seus ataques, que podem ser explodidas quando ele quiser.
Dedue é capaz de acumular energia e descarregá-la em poderosos ataques explosivos (que não necessariamente têm o elemento fogo atrelado) [PS: na demo vemos que esse carregar de Dedue resulta em ataques de fogo]
Hilda também tem ataques de raio, porém, é capaz de atrair magneticamente seus oponentes em sua direção enquanto carrega esses ataques.
Após concluída a apresentação das habilidades dos personagens confirmados até então, foi divulgado um novo trailer nos canais oficiais, focado nos personagens da Blue Lions, confirmando a presença de todos os personagens da casa.
Além disso, podemos ver os personagens utilizando uma variedade de armas até então não mostradas pelos trailers anteriores. Dedue utiliza um Tomahawk, que em partes do gameplay é lançado de sua mão. Felix parece em uma cinemática empunhando a “Sword of Moralta”, uma espada sagrada que pertence a sua família. Já Annette aparece tanto utilizando magia em suas cenas de gameplay como atacando seus oponentes com um Bolt Axe. E por fim, Sylvain e Ingrid são mostrados portando suas respectivas relíquias, Lance of Ruin e Lúin.
Sobre a escolha dessas armas, é bem provável que os desenvolvedores tenham escolhido esses equipamentos com base no que o jogador é capaz de obter até o timeskip de 5 anos na metade do jogo (o que inclui as relíquias dos lordes), o que explica o motivo de Annette não utiliza o Crusher durante o trailer, pois a arma só é obtida em um paralogo após o timeskip.
Até então apenas armas únicas novas foram relevadas ao jogo, sem menção de armas mais genéricas novas como o Shockstick.
Então, o twitter oficial repete o que havia feito na semana passada e prossegue nos alimentando com informações sobre as habilidade pessoais de cada personagem:
Felix recebe um bônus de velocidade em seus ataques cada vez que desvia de um ataque, o que promete ser uma habilidade poderosa a depender da duração desse bônus, do quão fácil é desviar de ataques, e o quão significativo é esse aumento.
Ashe pode criar um campo de vento que lança seu oponentes no ar, deixando-os vulneráveis.
Já Mercedes pode criar pilares de luz ao seu redor que curam aliados e são capazes de destruir oponentes.
Annette pode motivar a si e aliados próximos, oferecendo bônus aleatórios, porém poderosos, que variam desde a adição de um elemento ou aumento da taxa de ataques críticos.
Enquanto isso, Sylvain recebe um bônus no alcance e dano de seus ataques conforme mantém ataques contínuos.
Por fim, os inimigos que forem jogados para longe por Ingrid liberam uma correte de ar frio que é capaz de envolver os arredores com gelo.
Assim como na semana anterior, o império de Adrestian recebeu um trailer focado nos estudantes de sua respectiva casa, revelando os personagem da Black Eagles que não tinham aparecido ou não haviam recebido gameplay, sendo eles: Ferdinand, Petra, Bernadetta, Caspar, Linhardt e Dorothea
Dito isso, há alguns momentos do trailer que personagens utilizam um ataque com uma arma diferente da que estão utilizando no combate regular. Por exemplo, Caspar dá um soco em seus inimigos depois erguer uma parede de pedra com o seu machado, e Petra dá um poderoso disparo de flecha após juntar inimigos com um golpe de espada. Mas é difícil de dizer ainda que esses momentos se tratam de Combat Arts ou se são outro tipo de ataque especial.
Assim como com a Blue Lions, nos dias que se seguiram, continuamos recebendo mais informações a respeito dos novos personagens oficialmente apresentados, em particular recebemos mais informações sobre suas habilidades pessoais.
A habilidade de Dorothea envolve a criação de esferas musicais que podem ser atacadas para criar explosões de diversos elementos.
Já a de Ferdinand é bem parecida com a de Slyvain, recebendo um aumento de velocidade (em vez de um de dano e alcance) conforme mantém seus ataques constante.
Esse tweet em especial também é ainda mais interessante pois é a primeira vez que uma fonte oficial menciona a habilidade de unidades em montaria ser capazes de desmontar e lutar a pé. O que é curioso já que essa não é a primeira oportunidade que o perfil oficial teve para mencioná-la (poderia ter feito com Claude, Slyvain ou mesmo com Ingrid). O que pode dar a ideia de que apenas Ferdnand pode lutar a pé estando em uma classe de montaria, o que não acredito que seja o caso:
A frase em que menciona essa habilidade é “騎乗兵種は降りて戦うことも可能”, sendo “騎乗兵種” o termo usado para se referir às classes de montaria e sujeito dessa oração (no japonese o sujeito é acompanhado da partícula は), “降りて戦う” o verbo da oração (降りる [oriru] significa, nesse contexto, “desmontar”, enquanto “戦う” [tatakau] significa lutar, batalhar, já a partícula “て” indica uma sujeição do primeiro verbo ao segundo, ou seja, dá o modo [desmontado] em que se luta), e, por fim, “ことも可能” indica possibilidade… ou em outras palavras “Unidades de montaria também podem lutar à pé”, o que indica uma universalidade dessa habilidade, já que Ferdinand não é sujeito dessa oração e nem está presente nela (mas é claro, há a ambiguidade por conta do contexto da frase, então não digo isso com certeza)
No mesmo tweet, também é mencionado que a classe Holy Knight é capaz de utilizar magia além do uso de lanças, o que pode tanto significar que apenas classes específicas serão capazes de utilizar magia (como é em Three Houses) ou que, além disso, haverá uma limitação de quais armas cada classe poderá utilizar.
Bernadetta pode levantar uma área que congela os inimigos dentro dela. Além disso, enquanto permanecer dentro desse círculo Bernadetta recebe um aumento de sua taxa de dano crítico.
Já Caspar pode carregar os seus ataques para aumentá-los em forma e em alcance.
Enquanto Petra possui uma esquiva imbuída com poder elemental de vento, o que a permite atacar enquanto desvia dos ataques inimigos.
Como é possível imaginar pelo trailer, Linhardt é capaz de criar esferas de vento que o seguem e atacam automaticamente os inimigos. Além disso, o tweet também menciona que os ataques da classe de Linhardt, clérigo, são capazes de envolver os oponentes com uma espécie de luminescência, que podem explodir e tanto cura aliados causar dano nos inimigos.
Como era esperado, foi divulgado novo trailer contendo gameplay de todos os personagens da Golden Deer, mostrando um pouco da jogabilidade dos personagens que ainda não tinham aparecido como personagem jogáveis nos trailers anteriores; Raphael, Lysithea, Lorenz, Ignatz, Marianne e Leonie.
Agora, é esperado que o perfil oficial no twitter continue divulgado mais detalhes sobre as habilidades pessoais de cada um desses personagens, mas observando o trailer dá para notar alguns detalhes que indicam qual é a habilidade de cada um deles. Raphael demora entre um ataque e outro, indicando que sua habilidade envolva carregar seus ataques para fortalecê-los de alguma forma, Ignatz joga tinta para todos os lados durante o trailer, que pode ter qualquer efeito, e no trecho em que Marianne aparece (além dela invocar Dorte em um de seus ataques especiais) há alguns inimigos congelados perto dela, enquanto esferas de gelo caem sob eles, sendo, então, provável que sua habilidade esteja envolvida nisso.
Já outros três possuem algum efeito ao redor de si, Lysithea tem partículas de magia negra saindo de seu corpo, rosas dançam ao redor de Lorenz e em momentos parecem entrar em seu corpo, e há uma espécie de borrão em Loenie. Bem possível que isso indique a presença de algum buff, mas que tipo de efeito cada um deles está recebendo e difícil de dizer. Dá para notar algo parecido em Felix e Ferdinand nos trailers anteriores, que têm um brilho branco ao redor de si, e ambos possuem um bônus de velocidade de ataque desencadeados por suas habilidades pessoais.
Ainda, assim como Ferdinand no trailer da Black Eagles, o cavalo usado por Lorenz veste duas armaduras diferentes, o sugere que sua classe referida será Dark Knight. (confirmado no tweet abaixo)
Feito como esperado, o primeiro personagem a ter a habilidade pessoal revelada foi Lorenz, que possui uma barra especial que carrega quando o personagem ataca e que permite absorver e anular ataques inimigos, e quando essa barra fica cheia Lorenz é capaz de soltar um tornado de rosas contra seus inimigos.
Já na vez de Raphael, é revelado que a sua habilidade pessoal o permite carregar ataques para não só torná-los mais fortes como facilitar que oponentes fiquem atordoados. Além disso, é dito que a classe brawler é capaz de atacar instantaneamente após uma Combat Art e cancelar a animação final de seus ataques, permitindo combos verdadeiramente intermináveis.
Já os inimigos lançados por Lysithea causarão uma explosão de energia negra quando caírem no chão. Também é mencionado que ataques de magia negra são capazes de amaldiçoar* oponentes, e que inimigos afetados por esse status também causarão uma explosão.
O termo usado para mencionar essa maldição é “呪縛” [jubaku], que é o nome da habilidade Heartseeker, aprendida por Dark Mages em Fire Emblem Fates e Three Houses e que diminui a evasão de inimigos próximos. Pelo modo que foi digo, dá a entender que a capacidade de infligir esse status nos inimigos é um atributo natural dos ataques de energia negra, assim como os de luz são capazes de curar aliados.
Inimigos lançados por Ignatz espalharão tinta no chão que causa dano elemental dependendo da sua cor. Como vemos no trailer apenas uma cor sendo espalhada pelos inimigos, é de imaginar que a cor é definida na hora do ataque, e que todos os inimigos lançados por um mesmo ataque espalharão a mesma cor de tinta, o que obviamente pode mudar na versão final do jogo.
Na vez de Marianne, é mencionado que, em relação a Priest, os ataques imbuídos com luminescência de Bishop possuem maior alcance, e carregar esses ataques permitirá aumentar mais ainda o alcance. Além disso, é dito que quando Marianne alcança um certo número de acertos ela desencadeia uma chuva de esferas de gelo ao seu arredor.
Por fim, a habilidade de Leonie permite que ela encaixe um segundo combo de ataques após concluir uma sequência de ataques fracos, o que dá a ela tanto um bônus de velocidade de ataque, como aumenta o poder os ataques que finalizarem essa nova série de combo. [PS: modifiquei esse parágrafo pois após a demo ficou mais claro como a habilidade de Leonie realmente funciona]
Após divulgados os detalhes das habilidade de cada um dos alunos, o twitter oficial passou a postar alguns diálogos com alguns dos alunos das três casas no twitter, o que não revelou muito sobre o jogo, mas após essa semana, na quarta-feira, a Nintendo divulgou o trailer final do jogo.
O primeiro detalhe a ser percebido e que não, os quatro estudantes da Ashen Wolves não foram deixados de lado nesse jogo e estão inclusos como personagens jogáveis. Contudo, ao menos no trailer, o quarteto não aparenta estar utilizando suas classes canônicas introduzidas na DLC de Three Houses o que é forte sinal, mas não garantia, de que elas NÃO serão opções dadas ao jogador. Em vez disso, Yuri é visto como um Assassin, Balthus como Brawler, e Constance e Hapi como Gremory (a menos que Hapi esteja em outra classe à pé que usa Reason Magic)
Além disso, vários personagens que estavam ausentes até então nos trailer fizeram uma aparição. O que inclui Seteth, Seiros, Shamir, Fleche, Rodrigue (que talvez tenha aparecido no segundo trailer, mas sem vermos seu rosto) e alguém que se assemelha a Lambert (Pai de Dimitri), mas sem nenhum indício que qualquer um deles seja jogável.
Algumas atividades paralelas também foram apresentadas, como a volta da hora do chá e a possibilidade fazer expedições à cavalo (inclusive, do modo como o trailer apresenta essas atividades, há a possibilidade de que o chá seja uma consequência dessa última atividade). [Edit, essa suspeita foi confirma pelo twitter oficial]
Mas mais importante do que isso é o fato de que foi mostrado um pouco dos poderes do protagonista, apesar de não ter ficado muito claro do quê exatamente ele é capaz. Porém, também foi mostrado que Byleth possui uma forte capacidade de manipulação temporal, sendo capaz de parar o tempo e, aparentemente, se teletransportar.
Por fim, no mesmo momento, foi liberado a Demo de Three Hopes, que permite ao jogador jogar até o capítulo 4 e levar todo o seu progresso ao jogo final assim que ele estiver disponível.
A demo em si responde a diversas dúvidas levantadas até então, e permite entender como o jogo realmente funciona, mas deixarei para atualizar o texto com essas respostas quando terminar de jogá-la. Entretanto, uma das coisas que posso dizer agora é que a Demo dá acesso a outros personagens que até então não nos foram apresentados como jogáveis, sendo Shamir um deles. O que é forte indício de que sim, todos os personagens de jogáveis Three Houses também serão jogáveis em Three Hopes.
Ainda, o jogo também revela que cada personagem possui não apenas uma habilidade pessoal, mas 3. Sendo elas uma ativa, uma passiva e uma tática. As ativas são aquelas mencionadas até então pelo twitter oficial, e que adicionam uma ação a mais ao personagem, ou que desencadeiam algum efeito quanto o jogador realiza certa ação. Já as passivas possuem efeitos diversos, alguns deles ativados quando algo acontece com o personagem (como receber dano), e algumas dessas habilidade se assemelham bastante com aquelas presentes em Three Houses. E por fim, as táticas afetam a efetividade dos personagens quando eles recebem ordens específicas, como atacar ou proteger um aliado, dando bônus ou de ataque ou de defesa, o que na prática determina se o personagem é mais efetivo defendendo ou atacando quando não estão sendo controlados pelo jogador diretamente.
Nessa sexta-feira, dia dez, o twitter oficial postou mais um perfil de personagem, dessa vez focado em Yuri, que além de revelar sua habilidade ativa (Yuri é capaz de criar uma bola de vento que suga oponentes e que explode após um tempo) também menciona que a classe Trickster é sua preferida (e não exclusiva), o que acaba com o meu medo de não ver as classes da DLC em Three Houses presentes.
Balthus por sua vez não é apresentado em sua classe canônica, mas como Grappler, e é explicado que sua habilidade ativa é ativada quando ele chega a certo número de acertos, fazendo os seus punhos brilharem, o que fortalece seus ataques e faz com que inimigos lançados por Balthus derrubem dinheiro.
Como esperado, Constance é apresentada na classe Gremory, e sua habilidade ativa a permite gerar esferas mágicas ao redor de si conforme ataca inimigos, que podem ser lanças a qualquer momento para atingir uma grande área. Além disso, o elemento mudará conforme o horário do dia: Luz para quando for noite, e trevas para quando for dia.
Por fim, Hapi é apresentada como uma Warlock, e é dito que sua habilidade ativa deixa resquícios de magia negra a cada final de ataque, que podem ser detonados assim como a habilidade de Hubert.
Impressões da Demo
Como mencionei antes, a demo acabou confirmando muitas das previsões e suposições até então feitas, além de ter respondido muitas das dúvidas.
A primeira dúvida a ter sido resolvida é que sim, há uma espécie de Weapon Triangle no jogo, que funciona atrelado ao sistema de classes. Cada classe pode utilizar apenas armas correspondentes à proficiência atrelado a ela. Por exemplo, Archer só poderão utilizar arcos, e Cavalier apenas lanças. E essas classes possuem uma habilidade que as torna mais forte contra um tipo específico de armas, o que significa que classes que utilizam espada serão fortes contra unidades utilizando machados. Mas é claro que há exceções (uma na demo, ao menos): a classe Fighter pode utilizar tanto machados, arcos e manoplas, sendo que o seu estilo de combate muda de acordo com a arma equipada. Pode ser que seja um caso especial, que os desenvolvedores não quisessem criar outras classes para algo que não mudaria tanto a experiência do jogador, mas ainda é possível que classes mais avançadas permitam o uso de mais de um estilo de luta.
Além disso, aumentar a masteria na classe é ação necessária para aumentar a proficiência na arma associada à classe, o que significa que no caso da classe Figther a unidade ganha proficiência nos três tipos de arma, mesmo que utilize apenas um deles. Ao mesmo tempo, é dessa forma que o jogador libera tanto novas habilidades como novas Combat Arts e Magias, além de permitir que a unidade utilize armas de nível superior de proficiência.
Completar a masteria de uma classe dá a unidade acesso a novas classes, que necessitam de um selo correspondente ao tier da classe para ser obtido, o que disponibiliza novos estilos de luta, e dá mais oportunidades para obter novas habilidades.
Por exemplo, ao masterizar a classe Myrmidon a unidade pode ser promovida para Mercenary, que possui um mesmo estilo de luta mas com algumas habilidades extras, ou Thief que tem um estilo de luta muito diferente. Como curiosidade, se olhamos para o trailer da Blue Lions novamente, podemos perceber que alguns movimentos do estilo de luta da classe Swordmaster (Felix) se assemelham tanto aos movimentos da classe Mercenary quanto da classe Thief, o talvez signifique que essa classe possa ser acessada tanto ao masterizar Thief quanto Mercenary, mas isso é um detalhe que ainda não descobrimos na demo.
Além disso, cada classe possui uma ação única, que o jogador pode ativar com o botão de ataque forte (X) quando não está em nenhum combo. Esses ataques variam bastante, e alguns deles possuem a própria barra (aquela que fica em baixo do warrior gauge) enquanto outros podem ser carregados para aumentar seus efeitos.
Sobre as Combat Arts/Magias, é possível equipar até duas de uma vez, mas será necessário estar com a arma correspondente para poder utilizá-la: por exemplo, você não conseguirá utilizar a Combar Art Frozen Lance se não estiver em uma classe que utiliza lanças. Por outro lado, você poderá utilizar magias em vez de combat arts independente da arma que estiver empunhando, desde que esteja em uma classe capaz de utilizar magia (A única na demo capaz de utilizar magia, fora as classes que utilizam tomos, é a Fluegel, exclusiva do protagonista).
Combat Arts e Magias também possuem o seu próprio nível de proficiência, que ao menos na Demo vai até o nível 3, o que aumenta o dano/efeito da combat art ao mesmo tempo que diminui o seu gasto de durabilidade.
Quanto a durabilidade, essa é definida pela arma equipada pela unidade. Utilizar toda a durabilidade da arma não dá trás nenhum malefício ao jogador, não há penalidade de dano nem nada do tipo, mas é claro, com a durabilidade gasta o jogador não tem acesso às combat arts.
Contudo, nesse jogo, as armas recuperam sua durabilidade automaticamente ao final de uma batalha, e durante a batalha o jogador também pode recuperar a durabilidade da arma equipada ao coletar cristais roxos que podem ser encontrados em potes (também roxos) ou derrubados de comandantes inimigos derrotados.
Armas também possuem atributos variados, o que é uma mecânica típica de Musou, que garantem certos benefícios como aumento de dado de certos ataques, possibilidade de envenenar inimigos, e até um incremento no dano das combat arts em troca de uma parte da durabilidade máxima da arma. Arcos possuem efetividade natural contra unidades aladas, enquanto armas específicas, como a maça, são naturalmente efetivas contra unidades em armadura pesada, ou seja, igual a série principal.
O que nos leva a questão de como serão tratadas as armas mágicas (como a Levin Sword e o Bolt Axe), se elas terão naturalmente o efeito de utilizar o status de magia no lugar do de força, ou se essa característica será provida por um atributo variado dela, como é o caso das armas venenosas no jogo, que possuem um atributo que cria uma chance de envenenar unidades inimigas. O que não somos capazes de descobrir pela demo porque não temos acesso ao ferreiro e portanto ainda não vimos como o sistema de melhoria das armas funciona, apesar de temos já na demo várias características dessa mecânica: como a indicação de que certos atributos de certas armas podem ser melhoras, que podemos aumentar a durabilidade dessas armas além de sua própria força, além do material de forja ser obtido desde já.
Cada unidade pode equipar uma arma e um acessório de cada vez, o que inclui anéis que concedem pontos de status, escudos, ou mesmo relíquias, e aqui não temos nenhuma exceção, ou seja, a segunda espada que Shez equipa em sua classe única é apenas uma característica visual da classe, e não um item que pode ser equipado. Ainda, caso o jogador não equipe nenhuma arma a um personagem, o jogo automaticamente equipará um arma de treino ao personagem, que não possui nenhum atributo especial, e tem poucos pontos de dano e de durabilidade.
Uma mecânica que ficou fora da Demo, mas que podemos ver partes dela nela (a não ser que seja possível completar 100 achievements e resgatar a recompensa), são os battalions, que estão presentes de duas formas: a primeira é como um objeto equipável pelas unidades de seu exército e que oferecem maior resistência a ataques, e a segunda é através dos estratagemas que são obtidos ao completar certas tarefas no mapa da guerra e que, segundo o jogo, podem ser utilizados na batalha final de cada um dos capítulos. Pelos nomes que vemos na Demo, esses estratagemas são diretamente baseados nas Gambits de Three Houses.
Na Demo há apenas uma batalha contra uma besta demoníaca, que apresenta mecânicas claramente inspiradas em Three Houses. Desde dos ataques que afetam uma grande área, do fato da besta possuir mais de uma barra de vida, e de possuir barreiras fracas contra tipos de armas (e elementos) específicas que podem ser exploradas pelo jogador para atordoar o monstro e causar grande dano.
A batalha contra essa besta não é particularmente difícil, mas já mostra que esses encontros têm bastante potencial, basta que as próximas bestas tenham menos pontos de fraqueza, barras de vida a mais e outros padrões de ataque para não serem tão fáceis de lidar quanto na demo.
Claro que o jogador ainda possui muitos recursos ao seu dispor que podem facilitar as suas batalhas contra essas bestas, sendo uma delas o warrior ataque (o ataque famoso ataque especial), e da possibilidade de entrar em modo awakening, que quebra a guarda dos inimigos com maior facilidade.
Contudo, na demo não é fácil de carregar a barra do warrior ataque e nem do awakening, o que os tornar recursos mais escassos, mas é provável que o jogador tenha formas de facilitar a obtenção desses recursos mais para frente. Até porque na demo é possível cozinhar para obter certas vantagens nas batalhas seguintes, como menor custo das combat arts, aumento no carregamento do especial e do awakening, ou uma carga inicial maior no começo de cada batalha, mas longe de tornar esses recursos banais.
Também descobrimos que os ataques elementais de cada líder de casa não possuem efeitos especiais a mais, apenas aqueles providos pelo próprio elemento. O que significa que, independente do ataque elemental ter sido proveniente uma Combat Art, Magia, habilidade pessoal, atributo de arma ou qualquer outra forma de ataque terão as características já mencionadas, mas que para questão de praticidade repito abaixo:
Fogo: podem deixar inimigos queimados, o que os fazem receber dano contínuo. Além disso, se receberem outro ataque eles podem entrar em combustão, causando uma explosão. Gelo: pode congelar inimigos, que pura e simplesmente ficam completamente imóveis por um período de tempo. Raio: pode deixar os inimigos em choque, e caso esses forem jogados para longe eles soltarão uma descarga elétrica que também pode deixar outros inimigos em choque. Vento: pode envolver inimigos com uma massa de vento, o que faz receberem grande dano quando são lançados no ar, e pode fazer com que lâminas de vento sejam lançadas ao redor de si. Trevas: pode amaldiçoar inimigos, o que os faz se mover mais devagar, além de diminuir suas defesas e impedir que bloqueiem ataques. Luz: alguns ataques de luz podem fazer com que o usuário e aliados próximos recuperem vida proporcional ao dano causado, além de alguns ataques causarem luminescência, que aumenta o fator de cura. Veneno: além de causar dano por um período de tempo, o ataque de inimigos envenenados é abaixado.
A Demo já nos mostra que não apenas os estudantes de cada casa serão jogáveis como a depender da rota também podemos jogar com a Manuela, Jeritza, Rodrige, Shamir e Monica. Além disso, praticamente todos os personagens de Three Houses aparecem logo no começo da história de Three Hopes, com Jeralt, Catharine e os estudantes da Ashen Wolves sendo apenas mencionados e Anna (junto de alguns vilões secundários) ainda não aparecendo. De resto, todos os personagens que aparecem em Three Houses estão em Three Hopes, e ainda termos a introdução de novos personagens, em sua maioria pais ou parentes próximos que só tinham sido mencionados até então, mas que agora estão dando suas caras.
Quanto a história, vemos que a ausência de Byleth como professor no monastério de Garreg Mach e a presença do já todo poderoso Shez criaram a situação perfeita para que Edelgard mudasse completamente os seus planos e quebrasse sua aliança com Aqueles que Espreitam nas Sombras (Those Who Slither in the Dark). O que ainda resulta na declaração de guerra contra a igreja de Seiros, mas deve levar a história para uma direção bem diferente de Three Houses. Ainda termos que descobrir qual será o papel de Byleth nessa nova trama, já que, como vemos ele apenas no começo da história, ainda não sabemos com quem ele está se aliando, entretanto, sabemos que ele será inimigo de Shez de uma forma ou de outra, e que ele também despertará os poderes da deusa mais para frente na trama.
Conclusão:
Se você quiser ver o resultado final do quão próximo minhas predições do jogo chegaram, após ter completado cada rota do jogo ao menos uma vez, você pode ler em Fire Emblem Warriors Three Hopes: O quão corretas foram minhas predições?