Fire Emblem Three Houses: Vida no Monastério

Marcelo Hagemann Dos Santos
29 min readApr 12, 2020

--

Artwork do Monastério Garreg Mach de tirada do site oficial.

Ainda que Fire Emblem Three Houses seja considerado um simulador de guerra pelos japoneses, o jogador nem sempre passará o seu tempo dentro dos campos de batalha, e passará uma parte relevante de seu tempo envolvido em outras ações que serão fundamentais para que ele capte e colete recursos e desenvolva as habilidades de suas unidades.

A progressão de Three Houses é divididas em capítulos, sendo que cada um deles corresponde a um mês na trama, e ao final de cada um desses meses o jogador terá que cumprir a missão correspondente daquele capítulo, ou seja, voltar para os campos de batalha. Por conta disso, o jogador terá o restante do mês para se preparar para essas missões e orientar os alunos do monastério, conforme avança pelos dias da semana.

Exemplo de calendário, presente no 8 capítulo da rota da Golden Deer.

Para entender como o mês acontece, e as ações que o jogador pode executar em seu decorrer, é preciso entender as marcações presentes no calendário dos meses. E para isso o calendário a cima nos será importante.

O primeiro ícone, presente nas segundas-feiras, indica os dias em que o jogador pode instruir (Tutoring) os alunos do monastério nas diversas proficiências (Skill Level), definir até duas proficiências como objetivos de estudo (Goals) para a semana e escalar uma dupla de alunos para cumprirem uma de três atividades (Group Tasks): cuidar do estábulo (Stable Duty), capinar (Weeding) ou patrulhar o céu (Sky Watch), que além de prover pontos de Support para a dupla (se possível) proverá pontos de proficiência em Riding, Heavy Armour ou Flying respectivamente.

Lembre-se: Os Goals e Group Tasks são lembrados de uma semana para outra, e de um mês para o outro, e continuarão os mesmos até que você os mude manualmente, ou aceite uma sugestão do personagem (no caso dos Goals). A única exceção é do passar do capítulo 12 para o 13, quando ocorre o timeskip de 5 anos da trama, nesse momento o seu Group Tasks será apagado, por isso não esqueça de definir um novo ou recolocar o antigo na primeira oportunidade para não deixar de ganhar esses preciosos pontos de proficiência.

No começo do jogo, o Tutoring será limitado até 3 de seus estudantes, e conforme você desenvolve o nível de professor (Professor Level) de Byleth (a cada dois níveis) você recebe um novo ponto de instrução (Lecture Point), permitindo que você instrua até 7 de seus estudantes.

Para gastar os Lecture Points disponíveis da maneira mais eficaz possível será necessário garantir o máximo de pontos de motivação (motivation level), permitindo que o aluno seja instruído até quatro vezes com apenas um ponto, e observar os modificadores que irão influenciar a quantidade de pontos de proficiência ganhos por cada instrução.

Como base, todas as instruções darão quatro pontos de proficiência ao aluno. Se o aluno for forte naquela área de proficiência (indicado por uma seta azul apontando para cima) ele receberá um bônus de +2 pontos, já se ele for ruim naquela área de estudo (indicado por uma seta vermelha apontando para baixo) perderá 2 pontos. Ainda, o aluno receberá outro bônus de 2 pontos se Byleth tiver um nível de proficiência mais alto que o do estudante naquela área de proficiência. Também é possível adicionar outro modificador (+2) às instruções restaurando certas estátuas presentes no monastério, levando a base de instrução a 10 pontos se o aluno for forte naquela área de proficiência.

As instruções possuem quatro resultados possíveis, que afetarão quantos pontos de proficiência a unidade receberá. Quanto melhor o resultado, maior será o multiplicador da soma anteriores: Failure 0.5, Good 1, Great 1.5 e Perfect 2. Caso a instrução resulte em Failure, você receberá a oportunidade de criticar ou consolar o aluno, o que poderá aumentar a motivação da unidade em um ponto dependendo se a reação agradará ou não a unidade, e se resultar em Perfect poderá elogiar o aluno, o que garantirá um ponto extra de motivação. Possibilitando que um mesmo aluno recebe até 5 instruções com apenas um ponto gasto.

Ainda durante a instrução, você provavelmente notará que alguns personagem possuem três estrelas ao lado de suas proficiências. Esse símbolo indica que a unidade possui um talento oculto (Budding Talent) naquela área de proficiência. Para desbloquear esse talento será necessário instruir o aluno nessa proficiência 12 vezes (ao menos 3 Lecture Points), o que não poderá ser feito de uma vez só, já que não há como aumentar a motivação dos alunos nesse momento do jogo, e ao fazê-lo não apenas o aluno passará a ser forte nessa área de proficiência como aprenderá uma nova Ability, ou Combat Art. (a lista de talentos ocultos, assim como o que cada estudante aprende, pode ser acessada aqui)

Quais proficiências focar, se você vai ou não despertar os talentos ocultos de seus alunos, e com quais alunos se deve gastar os Lecture Points dependerá muito dos seus planos para cada uma das unidades. Por exemplo, não faz sentido desbloquear o talento de Edelgard em Reason se você não pretende usá-la como maga. Ao mesmo tempo vale a pena designar Caspar e Petra no Sky Watch ainda que Caspar não tenha talento em Flying e mesmo se você não pretenda colocar Petra em classe que utilize essa proficiência, se os seus planos incluírem usar Caspar como Wyvern Lord, Petra aprender Alert Stance, ou simplesmente queira aprofundar o laço entre os dois personagens.

Finalizadas as instruções e estabelecidos os objetivos e tarefas de cada personagem, podemos prosseguir com a semana, e durante ela acontecerão alguns eventos que devemos dar atenção, pois podem mudar a forma como nos planejamos.

O primeiro deles são os aniversários dos personagens, que acontecem… bom, na data dos aniversários de cada um dos personagens, representando pelo ícone acima. Esse evento é importante porque nos permite ter uma festa do chá (Tea Party) com o aniversariante, o que nós dá a oportunidade de recuperar os pontos de motivação desse personagem durante a semana e sem usar outro meio de recuperação. Portanto, é bom prestar atenção no calendário antes de escolher quais personagens instruir no começo da semana, pois geralmente é uma boa ideia instruir uma unidade antes de seu aniversário.

Por outro lado, personagem que tenham juntado pontos de Support com Byleth o bastante para subirem de nível poderão procurá-lo no decorrer da semana, e o jogador poderá escolher assistir ao diálogo entre os dois. Se o fizer, o personagem em questão terá sua barra de motivação maximizada. Vale lembrar que esse efeito só acontece com os Supports em que Byleth participa, e não haverá alteração na motivação do personagem se o jogador tiver recusado a visualização do Support anteriormente. Mas, não há penalização se o jogador skippar o diálogo (pressionado + no controle) caso não o queira assistir.

Os personagem sobre a tutoria de Byleth também podem procurá-lo para fazer perguntas ou tirar dúvidas sobre praticamente qualquer assunto, dando ao jogador três respostas possíveis. O personagem pode gostar um pouco ou bastante da resposta dada, o que resultará num ganho de 1 ou dois pontos de motivação. O personagem também pode estar acompanhado até dois personagens, que também estão sujeitos a gostar da resposta dada pelo jogador e ganhar um ponto de motivação (e apenas um, até onde posso dizer). Da mesma forma, os alunos podem vir a Byleth para perguntar se devem mudar os seus Goals a partir de certos presets, algo que o jogador pode sempre recusar se a sugestão não for de agrado.

Outros eventos especiais do mês estão marcados com uma estrela de oito pontas no calendário. São eventos diversos que acontecem dentro do monastério, como refeições em celebrações de eventos históricos, missas dias de aniversários de santos, a competição de dança e o baile. O primeiro dos eventos pode ajudar o jogador maximizando a motivação de dois estudantes, enquanto o segundo concede proficiência de Faith para alguns personagens, porém, como os personagens são escolhidos aleatoriamente, é difícil capitalizar em cima desses eventos, pois dependem muito de sorte. Já a competição de dança é tema tratado mais para frente, e o baile é apenas um evento da história.

Já os dias marcados com o símbolo acima estão os dias livres, em que o jogador tem a opção de explorar o monastério (Explore), participar de seminários (Seminar), batalhar (Battle) ou descansar (Rest), e o dia em que ocorre a missão do mês/capítulo. Mas antes de seguir em frente para qualquer uma dessas opções o jogador tem a oportunidade de liberar novas classes para suas unidades através de Certificados (Certifications), além de ter acesso ao Mercado (Marketplace).

Para liberar uma nova classe, a unidade precisará testar suas proficiências através de um exame de certificação para aquela classe, o que necessitará do Seal referente ao nível da classe (Beginner, Intermediate, Advanced ou Master, com exceção das classes que usam Dark Magic (Dark Mage e Dark Bishop) que necessitam de um Dark Seal), ter alcançado o nível mínimo do nível da classe (5, 10, 20 e 30 respectivamente) e ter ao menos 30% de chance de passar no teste (a chance é medida pela comparação entre a proficiência da unidade e a recomendada pela classe, sendo que se a unidade possuir o nível de proficiência recomendado, ou mais, a chance será 100%, e, caso contrário, o stat Luck do personagem também vai influenciar a chance do exame ser sucedido). Além disso, para qualquer unidade prestar um exame para Master Classes Byleth precisará te alcançado nível C de professor.

Uma dica seria utilizar o soft reset para adquirir a aquisição de classes cuja chance de sucesso do teste não seja 100%. Para isso, você deve primeiro salvar o jogo antes de submeter uma unidade ao exame pretendido. Após salvar você pode então prosseguir normalmente. Com isso, caso a unidade não passe no exame, você pode, simultaneamente, apertar os botões -, +, L e R de seu controle para voltar ao menu principal do jogo e recarregar o seu Save.

Infelizmente, tentar novamente o exame causará no mesmo resultado de antes de resetar o jogo, já que o resultado do teste é pré-definido toda vez que um novo mês começa. Entretanto, resetar o jogo permite que você economize o Seal usado no teste, e que se tente outra classe com a mesma unidade, já que cada unidade só pode ser submetida a um teste por semana. Além disso, o resultado pode ser diferente na semana seguinte, mesmo se a unidade não tenha adquirido um novo nível de proficiência com as Skills exigidas pela classe, por isso vale a pena usar essa técnica até alcançar o resultado pretendido.

Você também deve ter percebido que algumas unidades recebem alguns pontos de stats quando adquirem uma nova classe. Isso se dá pela existência de pontos de stats mínimos (Base Stats) para cada classe, sendo uma espécie de chão para as unidades que tenham aquela classe equipada. Funciona de uma maneira simples; se a unidade possui menos pontos de stats em qualquer um deles do que os Base Stats daquela classe, ela receberá, de maneira permanente, os pontos necessários para alcançar esse valor.

Isso pode soar como uma forma de fazer com que unidades com natural deficiência em determinados stats recebam um acréscimo de pontos em suas áreas de fraqueza. Por exemplo, transformar Lysithea em um Fortress Knight seria uma forma de melhorar sua Def, ou tornar Dedue/Raphael em um Bishop para incrementar seus pontos de Res. Mas na prática isso significaria gastar boa parte de seus recursos fazendo com que eles desenvolvam proficiências das quais não possuem pouco uso e são poucos versáteis. Pode ser algo divertido de se fazer, mas certamente não é maneira mais eficiente de gastar o seu tempo.

Por outro lado, essa mecânica pode ajudar unidades que não tiveram muita sorte nos pontos recebidos (ou no caso não recebidos) ao subir de nível. Ao mesmo tempo, recomendo não utilizar os itens que oferecem pontos permanentes de stats antes de promover suas unidades às classes desejadas, principalmente nos stats em que elas tiverem alguma deficiência.

Ainda sobre as classes, algumas delas não estão disponíveis para todas as suas unidades. Isso porque algumas classes são exclusivas para certos gêneros. A linha de classes que usa pégasos como montaria (Pegasus Knight e Falcon Knight), assim como a classe Gremory, só podem ser obtidas por personagens femininos. Já os personagens masculinos são os únicos que podem adquirir as classes que se baseiam no uso das manoplas (Brawler e Grappler) e no uso de Dark Magic (Dark Mage e Dark Bishop), além de Hero e War Master. O que pode afetar bastante o seu planejamento na hora de decidir a build de cada personagem.

Além disso, Byleth e os líderes de cada casa (Edelgard, Dimitri e Claude) possuem suas próprias classes exclusivas, que são desbloqueadas automaticamente no decorrer do jogo.

Resolvido a questão dos certificados resta a grande pergunta a se resolver nesse texto: O que fazer em seus dias livres?

Duas das quatro opções disponíveis não são muito interessantes, e explico o motivo. Rest recupera toda a durabilidade da espada especial de Byleth, Sword of the Creator, assim como concede dois pontos de motivação para todos os personagens, já os Seminars concedem pontos de proficiências para os personagens que participarem dele além de também aumentar a motivação desses personagens, o que pode parecer uma boa ideia (principalmente se você conseguir fazer com que muitos personagens participem do seminário, o que depende dos Goals de seus personagens), mas você pode fazer ambas as coisas melhor explorando o monastério, ou participando das batalhas disponíveis ao longo do mês.

Sendo assim, saber quando batalhar e quando explorar o monastério será fundamental durante toda a sua jogatina de Three Houses. Como batalhar é a única opção que dará experiência para as suas unidades, o que é fundamental para aumentá-las de nível, você vai querer batalhar com alguma frequência, mas deve dar preferência aos dias em que há uma batalha especial a sua espera:

Nos dias marcados com um ponto de exclamação vermelho, você terá a opção de batalhar com um monstro especial que, se derrotado, dropará uma arma enferrujada (rusted weapon) que poderá ser reparada em uma Silver weapon ou em uma arma única (Você pode resetar essa recompensa entrando e saindo da batalha, sem precisar usar o soft reset). Ao mesmo tempo, essa besta não será sua única inimiga em combate, e você terá que disputar esse tesouro com outro exercito que dará prioridade a atacar à besta.

Já os pontos de exclamação verde indicam os Paralogues, que nada mais são do que capítulos extras, histórias paralelas à principal associados a certos personagens. Nesses mapas, a participação desses personagens será obrigatória, mesmo se um dos personagens for de outra casa que a sua, o que te dará acesso temporário a essa unidade. Para obter acesso a esses Paralogues você precisa ter ao menos uma das unidades associadas ao capítulo na primeira parte do jogo (pré-timeskip), e ambas as unidades na segunda metade do jogo (pós-timeskip) — Para os Paralogues associados a mais de uma unidade, é claro.

Diferente das batalhas marcadas em vermelhas que estão disponíveis apenas em finais de semanas específicos, os Paralogues podem ser feitos em qualquer dia livre, mas por tempo limitado. Além disso, o MVP (most valuable player: unidade que tenha derrotado o maior número de inimigos) terá sua motivação maximizada. A menos que o MVP seja Byleth, nesse caso todas as outras unidades receberão um ponto de motivação. O mesmo vale para as missões mensais, o que pode ser uma ferramenta para manter as suas unidades com motivação elevada.

Além dos Paralogues e das batalhas marcadas em vermelho, o jogador também poderá participar de batalhas auxiliares (auxiliary battle), podendo ganhar minérios diversos (Ore), ouro (Gold) e carne (Meat)

No começo do jogo, o número de batalhas por final de semana que o jogador poderá participá será apenas uma, mas esse número pode ser aumentado com o ganho de níveis de professor de Byleth, o que elevando-se até 3, permitindo que o jogador participe de mais auxiliary battle e Batalhas de Quest dadas por personagens e NPCs no monastérios.

Se você estiver estiver jogando numa dificuldade baixa, também terá acesso a batalhas auxiliares que não custam pontos, o que pode servir para acumular pontos de supports entre personagens, ou mesmo ajudar personagens que você não usa muito a ganharem níveis de experiência.

Como todas as Quests são recebidas ao explorar o Monastério, você deve explorá-lo todo primeiro dia livre do mês, e sempre que precisar aumentar a motivação de seus personagens. Além disso, como não há Tutoring entre o último dia livre do mês e o dia da missão do capítulo, não há muita necessidade de explorar nesse dia, já que aumentar a motivação das suas unidades deixa de ser uma preocupação nesse momento, mas é claro, tudo depende do seu planejamento.

Todo o novo mês que você explorar o monastério, você encontrará diversos itens espalhados pelos corredores e salas, em forma de um objeto luminoso azul. Esses itens possuem diversas utilidades dentro e fora do monastério, e são recursos importantes para manter a motivação dos seus alunos no máximo e realizar as diversas atividades do monastério. São desde sementes que serão usadas na estufa (Greenhouse), ingredientes para chá que são essenciais para Tea Party, iscas (Bait) que serão usadas para pescar, comida, os minérios (Ores) usados para reparar e atualizar suas armas, pertences perdidos de outros personagens, e potenciais presentes.

Caso você tenha um Amiibo, vá para o Amiibo Gazebo e o scannei ao menos uma vez (uma vez menos, você nunca mais vai precisar fazer isso no mesmo save, nem mesmo depois de iniciar o NewGame+). Isso fará com que mais itens apareçam semanalmente ao redor do Gazebo, em forma de um objeto luminoso verde.

Os presentes e itens perdidos (Gifts & Lost Items) serão a principal fonte de motivação de seus estudantes. Cada personagem possui os seus próprios interesses, o que significa que alguns presentes serão mais valorados para alguns personagens do que para outros. Se um aluno receber um presente que gosta, ou um de seus pertences perdidos, ele ganhará 2 pontos de motivação e Byleth ganhará pontos de support com aquele personagem. Já se o personagem receber um presente que não gosta nenhum ponto de motivação ou support será ganho. Para os demais presentes, o personagem ganhará apenas um ponto de motivação e a metade dos pontos de support. (A lista completa das preferências de cada personagem você encontra aqui, assim como os itens desgostados por eles.)

As sementes que você encontrar pelo monastério, ou comprar em um dos mercadores (após desbloqueá-lo), poderão ser plantadas na Greenhouse a cada semana explorada, o que permite o jogador colher (Harvest) os seus frutos na próxima vez que explorar o monastério, o que deve ser feito antes de plantar novas sementes, para obter diversos itens, incluindo novas sementes, flores que servem para presentear os seus alunos, vegetais, e o principal: stat-boosters, que podem ser usados para aumentar permanentemente um stat de uma unidade. Além disso, você pode adicionar um método de cultivo (Cultivation Method) a sua plantação, o que proverá um item a mais quando os frutos forem colhidos.

Blessing of the Land

Ainda, nos finais de semanas marcados no calendário com o ícone a cima, o jogador poderá obter 5 itens adicionais ao colher os frutos da semana anterior. No começo do jogo, o jogador poderá plantar apenas uma semente por semana, além de por utilizar apenas o método de cultivo mais básico (Infuse with magic), que não possui custo, mas conforme o nível de professor de Byleth aumentar, mais sementes poderão ser plantadas e métodos de cultivos mais avançados (e mais caros) poderão ser utilizados. A cada semente plantada o jogador receberá um item adicional no cultivo, e o mesmo vale para os métodos de cultivo.

Com 1 semente e usando Infuse with magic, o jogador receberá 6 itens na semana seguinte. Enquanto com 5 sementes e utilizado o método de cultivo mais avançado (Spread pegasus blessings, que custa 2.000 Gold) resultará em 20 itens, ou 25 numa semana de Blessing of the Land.

Quanto ao resultado da plantação, e sobre quais itens serão recebidos, bom… Aqui as coisas realmente ficam bastante complexas, pois cada tipo de semente possui a própria coleção de frutos possíveis, que são divididos entre 3 categorias (yield tiers), e cada categoria tem dois grupos de qualidade distintas. Sendo que o tier da colheita, assim como a proporção entre itens de maior e menor qualidade será definido pelo valor e número das sementes utilizadas na plantação, método de cultivo utilizado… E não há realmente necessidade de saber sobre isso tudo para fazer bom proveito da Greenhouse.

Caso precise, você pode procurar os resultados de cada semente e yield tier aqui, e tentar diversas combinações de sementes para obter o tier necessário para conseguir o item que você está procurando. E para otimizar/facilitar a sua busca por stat-boosters você pode utilizar o esquema a baixo:

Fruit of Life (HP); 3x Blue Flower Seed, 2x Western Fodlan Seeds
Rocky Burdock (Str): 4x Purple Flower Seeds , 1x Angelica Seeds
Premium Magic Herbs (Mag): 4x Yellow Flower Seeds, 1x Albinean Seeds
Speed Carrot (Spd): 4x Pale-Blue Flower Seeds, 1x Albinean Seeds
Miracle Bean (Lck): 4x Boa-Fruit Seeds, 1x Mixed Fruit Seeds
Ambrosia (Def): 4x Eastern Fodlan Seeds, 1x Root Vegetable Seeds
White Verona (Res): 5x Red Flower Seeds
Golden Apple (Cha): 5x White Flower Seeds

Enquanto a Greenhouse possui seu uso limitado em uma vez por exploração, o limitador da área de pesca (Fishing) será o número de iscas disponíveis ao jogador, que só poderão ser obtidas através dos itens espalhados pelo monastério (e Amiibo Gazebo), como recompensas de Quests, e compradas em um dos mercadores (que possui um estoque limitado que se renova a cada mês).

Como as iscas são um recurso acumulativo não há razão para usá-las a todo momento. Em vez disso é vantajoso guardar parte de suas iscas (principalmente as de melhor qualidade) para os finais de semana marcados com o ícone acima, pois nesses dias há algum evento relacionado à área de pesca, desde chance de encontrar um peixe extra raro (Nome do evento: Fish of Mystery), uma maior quantidade de peixes dourados (Golden Fish), pegar mais de um peixe por isca (Nome do evento: Thousands of Fish).

A maioria dos peixes que você pescar poderão ser utilizados para cozinhar refeições diversas, das quais falarei logo em seguida, mas alguns deles podem ser vendidos para conseguir mais ouro, como Silverfish, Golden Fish e Platinum Fish.

Há basicamente duas estratégicas que podem ser utilizadas na pescaria. A primeira delas envolve aproveitar a durabilidade da isca para mirar peixes de maior raridade. Cada isca, independentemente de sua qualidade, garantidamente não será perdida até o terceiro peixe mordê-la, dai em diante a isca será provavelmente perdida (há apenas uma pequena chance de um quarto peixe morder), e com isso você pode mirar apenas nos peixes de silhueta dourada (citados acima), silhueta roxa (Fódlandy), silhueta arco-íris (Goddess Messenger), ou ainda pode pescar os peixes de silhueta vermelha (Queen Loach, Teutates Pike e Bullhead) que não são tão raros mais ainda mais valiosos que os peixes comuns. E é claro, se nenhum deles aparecer, se deve pegar o terceiro peixe para não desperdiçar a isca, já que os peixes comuns, pequenos (Airmid Goby, Caledonian Crayfish, Albinean Herring e White Trout) e grandes (Teutates Loach, Airmid Pike e Caledonian Gar), também serão necessários.

A segunda estratégia é bem mais simples: Pegar o primeiro peixe. Afinal de contas, tirar sempre o maior proveito da isca requer significantemente mais tempo e atenção. E como um número bastante significativo de iscas poderão ser obtidas ao decorrer do jogo, se conseguirá mesmo os peixes mais raros. Talvez não tantos quanto o método a cima, mas por vezes otimizar o tempo é mais valioso do que meia dúzia de peixes dourados.

A comida comprada nos mercadores, a carne obtida como recompensa das batalhas auxiliares, os vegetais colhidos na Greenhouse, e os peixes pescados no monastérios, poderão ser usadas no Dining Hall de duas maneiras distintas:

A primeira é dividir uma refeição (Sharing a Meal) com dois personagens do monastério (não necessariamente suas unidades), o que serve dar pontos de support entre os três personagens (incluindo Byleth) e aumentar a motivação de suas unidades. Quantos pontos de motivação o personagem ganhará vai depender se ele gosta ou não do prato servido: 4 pontos se gostar(indicado por uma seta azul ao lado do retrato do personagem), 3 pontos se for neutro, e 1–2 pontos se não gostar (indicado pela seta vermelha).

Há alguns dias festivos em que alguns pratos darão mais pontos de motivação para os personagens, fazendo com que suas unidades ganhem 3 pontos se não gostarem do prato servido, e 4 nos outros dois casos. Ainda, o jogador possui duas opções no Dining Hall, ambas custam um ponto de atividade (activity point), ele pode pedir o especial do dia (Today’s Special) que não custa nenhum ingrediente, oferece apenas uma opção de prato, e é servido apenas uma vez por semana, ou pode escolher algo de todo o menu (Full Menu) oferecido pela cozinha do monastério, podendo ser utilizado múltiplas vezes e com todos os pratos disponíveis, porém, o jogador terá que prover os ingredientes necessários para cada uma das refeições (de 2 a 3 ingredientes).

O segundo uso do Dining Hall também requer um activity point e uma pequena seleção de ingredientes (de 1 até 3). Dessa vez, o jogador pode convidar outro personagem do monastério a cozinhar com ele para servir um prato para suas unidades. Isso concederá pontos de support entre o personagem escolhido e Byleth, além de dar pontos de stat para todas as suas unidades até o final do mês. Essa atividade pode ser feita uma vez por final de semana, e sim, o efeito é cumulativo. Ainda, há alguns personagens que são bons na cozinha e outros que são ruins na cozinha, o que talvez mude a quantidade de pontos de support adquiridos pela atividade, mas na prática não há nenhuma diferença palpável aqui.

Apenas tenha certeza de não acabar com todo o seu estoque de comida (seja vendendo ou utilizando-os no Dining Hall) por achar que não precisará mais deles, pois na segunda parte do jogo há uma cadeia de Quests mensais que envolvem ceder alguns alimentos para um certo personagem, e como alguns dos alimentos requeridos são difíceis de se obter.

De todos os personagens disponíveis ao jogador, Byleth é o único que não pode aumentar o seu nível de proficiência através das secções de Tutoring, estabelecendo Goals semanais, ou participando das atividades semanais. Em contrapartida, Byleth tem acesso ao Faculty Training, permitindo que ele aprenda com os outros professores, os cavaleiros de Seiros, e membros da igreja.

Cada um desses personagens é capaz de ensinar Byleth em uma de suas áreas de especialização uma vez por semana com o custo de um activity point. Ainda, Byleth possui Budding Talent em Faith que só pode ser desbloqueado através dessa mecânica, o que levará 6 tentativas, já que cada 2 concede uma das 3 estrelas necessárias para despertar o talento.

Na segunda metade do jogo, todas as unidades poderão ensinar Byleth nas proficiências em que são naturalmente hábeis através do Advanced Drills, que na prática é a mesma mecânica, mas com a limitação de só poderem ensinar Byleth se tiverem um nível de proficiência maior que o protagonista naquela skill.

Ao norte das salas de aulas, há um campo de treinamento no qual o jogador pode enviar um de seus estudantes para participarem de um torneiro de luta (tournament), que enfrentará 5 adversários em sequência, utilizando o tipo de arma, ou magia, especificado pelo torneiro. Ainda, o jogador poderá curar sua unidade até 2 vezes ao longo do torneiro, entre um combate e outro, em uma quantidade específica de Hp. Se vencer o torneio, o jogador será premiado com um item, que pode ser uma arma, um Seal ou um acessório que pode ser equipado em, além de uma quantia de ouro. Não há limite de participações no torneio, porém, cada participação custará um activity point e o prêmio principal só poderá ser ganho uma vez por mês, nas vitórias seguintes a recompensa será limitada a ouro.

A melhor maneira de garantir uma vitória no torneio é (1) salvar antes de entrar no torneio; 2) escolher o seu aluno com maior chances de vitória, observando os stats que serão usados em combate (Por exemplo, em torneios de espada Mag e Res não são necessários. Já nos de Magia Str e Def são irrelevantes), e o nível de proficiência na arma do torneio; 3) equipar o aluno escolhido com uma classe e habilidades que favoreçam a arma utilizada. (Blow Skill são efetivas durante todo o torneio). No caso de torneios de magia, para participar, o aluno precisa estar em uma classe capaz de utilizar magia, e ter acesso a ao menos um Spell da categoria do evento (Por exemplo, Lysithea não poderá participar de um torneio de Black Magic se ela for um Warlock, já que todos os seus Spells são classificados como Dark Magic. Mas se ela for reclassificada para Mage terá acesso a magia Fire por conta da classe.)

Já na grande catedral do monastério, há duas atividades que o jogador pode performar. A primeira dela é dar conselhos diversos a personagens do monastérios que tenham enviado suas dúvidas para Caixa de Conselhos (Advice Box). A atividade não requer nenhum activity point, mas está limitado a quantidade de pedidos na caixa, e caso o personagem goste da resposta dada haverá ganho de pontos de Support entre Byleth e o personagem em questão.

Já a segunda atividade requer um activity point e pode ser realizada apenas uma vez por final de semana. Byleth pode chamar uma dupla de personagens para praticar o canto no coral (Choir Practice). A atividade concederá pontos de atividade entre os três personagens, além de pontos de proficiência em Faith para ambos os três (apenas para as unidades do jogador), e Byleth ganhará pontos de proficiência em Authority.

Choir Practice concederá mais pontos em todas as áreas mencionadas no parágrafo anterior nos dias festivos marcados no calendário pelo ícone acima. Ainda, há personagens que gostam de cantar na igreja, e outros que odeiam a prática, mas é difícil dizer se isso de fato faz alguma diferença, de modo que a melhor maneira de utilizar essa atividade é focando nos seus personagens que utilizam White Magic, ou utilizar a atividade para ganhar pontos de Support com personagens fora de sua casa.

Além dos aniversários, durante a exploração do monastério, o jogador pode utilizar um ponto de atividade para ter uma Tea Party com um personagem a sua escolha. A atividade pode ser feita múltiplas vezes com o mesmo personagem, porém em alguns capítulos certos personagens não aceitarão o seu convite.

O objetivo da festa do chá é ter uma conversa agradável com o personagem em sua frente. Para isso será necessário (após escolher qual chá será servido) escolher (no limite de 15 segundos) uma entre três opções de assuntos de conversa. Após três escolhas, se o jogador tiver sucesso, o personagem fará um comentário e o jogador deve reagir esse comentário a partir de três opção. A meta será, portanto, tirar o máximo de respostas positivas do personagem, sendo que cada uma delas concederá um ganho de pontos de Support.

Se o jogador tenha sucesso nas quatro respostas, ele será recompensado com um tempo extra, onde poderá interagir mais um pouco com o personagem e, ainda mais importante, presenteá-lo para aumentar os pontos de motivação (fundamental para tirar maior proveito dos dias de aniversário). Ainda, se o chá servido pelo jogador for um dos favoritos do personagem, o tempo extra poderá ser alcançado mesmo errando uma das respostas. Se o resultado da Tea Party for positiva, tanto Byleth quanto o personagem convidado podem ganhar um ponto em Charm.

Caso ache necessário, você pode verificar os assuntos de interesse de cada personagem, assim como seus chá preferidos e as respostas corretas para os comentários acessando essa página.

Por fim, no começo do jogo, o jogador será limitado a apenas 1 activity point, e como você já deve imaginar, é possível obter mais pontos de atividade aumentando o seu Professor Level até 10 activity points(uma por nível). Além dos já mencionados Lecture Points e Battle Points, o Professor Level também determina a quantia de ouro recebida por Byleth no início de cada mês, números de ajudantes por batalha, e quais armas poderão ser forjadas no ferreiro (Blacksmith). Por conta disso, aumentar o Professor Level deve ser a grande prioridade do jogador, principalmente na primeira metade do jogo.

Pescar (os pontos são metidos por peixe, por isso os dias em que é possível pescar peixes raros, ou múltiplos peixe por isca devem ser priorizados), colher os frutos da estufa, participar do coral, cozinhar, dividir uma refeição, participar dos torneios e responder corretamente as dúvidas de seus alunos (tanto na Caixa de Conselho como nas aulas), são todas as atividades que concedem pontos de professor. Por isso devem ser realizadas sempre que possível.

Além das atividades do monastério, o jogador pode utilizar o seu tempo de exploração para visitar o portão principal, onde estão acampados diversos vendedores. Há ao todo 8 comerciantes no mercado, 6 deles são desbloqueados no decorrer do jogo através de Quests, 4 deles estão disponíveis mesmo sem explorar o monastério (no menu antes das batalhas, e no menu dos dias livres), e 2 deles só estão disponíveis após o timeskip.

Item Shop: vende escudos, itens consumíveis, chaves que são usadas para abrir baús ou portas e principalmente Seals (Beginner, Intermediate, Advanced e um número limitado de Master Seals)

Weapon Shop: vende, bom, armas. Possui estoque ilimitado de armas comuns, e um estoque limitado de outras armas (definido pelo Professor Level)

Blacksmith: melhora ou repara a durabilidade de suas armas com o custo de Gold e Ore, que varia dependendo do tipo de arma. Por exemplo, armas mágicas utilizam Arcane Crystal, armas com alta chance de crítico usam Black-Sand Steel, armas comuns (iron, steel e silver) usam Smithing Stone, algumas armas raras usam Mythril, as relíquias usam Umbral Steel e por ai vai.

Battalion Guild: Utilizados para contratar novos Battalions (Os batalhões disponíveis variam de acordo com a casa escolhida no começo do jogo), recuperar os pontos de vida dos seus Battalions, e dispensar aqueles dos quais não precisa mais.

Eastern & Southern Merchant: Vendem artigos comuns a serem usados no monastério, como iscas, minérios (Smithing Stone e Black-Sand Steel), chás, carnes, sementes e presentes. Para desbloqueá-los é preciso primeiro aceitar a quest no monastério e depois cumprir a batalha referente a ela.

Anna’s Secret Shop: Possui um estoque bem limitado de acessório e stats-boosters, e em contrapartida a loja secreta da Anna se torna a sua fonte ilimitada de Master Seals no pós-timeskip.

O Dark Merchant é o último comerciante a ser desbloqueado e oferece uma loja bem parecida com as outros dois mercantes, com a diferença de oferecer itens bem mais raros de presentes, carnes, vegetais e peixes (com limitação mensal), e um estoque ilimitado de chás (em particular Hresvelg Blend e Leicester Cortania, se são chás apreciados por todos os personagens) e Arcane Crystal.

Além do ouro, o jogador recebe outra moeda no decorrer do jogo, o Renown, que é uma espécie de pontos de fama que o jogador recebe ao completar diversas ações, sendo elas as Quests e ao final de todas as batalhas (com exceção das auxiliary battle que não custam Battle Points).

No jogo normal o Renown possui apenas um uso: Restaurar as 4 estátuas dos santos na catedral. Ao fazê-lo, o jogador recebe diversos bônus, desde maior experiência em combate, como um modificador extra durante as Leasons, e aumenta o número máximo de stats que uma unidade pode acumular. Para restaurar cada estátua será necessário 10.000 pontos de Renown.

Duas Dicas Relacionadas a Exploração do Monastério: Há dois momentos que o jogador deve ter atenção, ambos pelo mesmo motivo. No primeiro, quando Flayn tiver desaparecida, não se preocupe em ir atrás dela depois que descobrir a sua possível localização, pois isso fará o jogo pular todas as atividades do mês e levará o jogador até a missão do capítulo, perdendo oportunidades de explorar mais vezes o monastério, instruir os alunos, e realizar batalhas auxiliares.

No segundo, exclusivo para rota da Black Eagles, no capítulo 11 Edelgard vai convidá-lo para acompanhá-la até a capital do império, caso recuse, ela não o convidará novamente, por isso cuidado para não falar com ela, pois aceitar esse convite é necessário para seguir a roda dela em vez de seguir o caminho da igreja. Ao mesmo tempo, aceitar o convite o levará para o final do mês, da mesma forma como no caso anterior. Por conta disso, se quiser seguir a rota da Edelgard, você também vai querer explorar o monastério no último dia livre do mês, antes da missão do capítulo.

Outra dúvida que o jogador pode ter é sobre quem promover para a classe Dancer, disponível apenas para o vencedor do torneio de dança que é realizado antes do grande baile do monastério (White Heron Cup). E, bom, não há uma resposta errada e nem correta para essa pergunta, porque não há um requisito básico para uma unidade se tornar um bom Dancer, já que tudo o que a classe faz é permitir que uma outra unidade aja duas vezes em um mesmo turno, permitindo que o seu healer cure mais aliados, uma unidade derrote mais inimigos, ou um personagem de nível menor ganhe mais pontos de experiência, dando mais flexibilidade a tropa sob comando do jogador, e uma maior gama de opções e estratégias.

Por conta disso, é comum escolher a unidade com menor performance em combate como o dançarino, ou uma unidade de suporte, ou mesmo o curandeiro do grupo, já que Dancer é uma das classes que pode utilizar magia, o que significa que o dançarino pode continuar a efetuar essas funções quando for necessário que ele o faça. Por isso, Flayn, Linhardt e Lysithea ou mesmo Marianne são boas escolhas.

Por outro, como o Dancer não é uma unidade que participa diretamente do combate, um bom dançarino pode ser alguém que oferece alguma utilidade mesmo sem entrar em combate. O maior exemplo disso é a Dorothea, cuja habilidade pessoal cura aliados próximos a ela no começo de cada turno. Além disso, ela é capaz de aprender Meteor, um Spell de alto alcance (de 3 até 10 tiles) e poucos usos, ao alcançar proficiência A em Reason, o que não apenas a permite atacar inimigos chave no mapa, mas também a permite prover Linked Attacks e participar de Gambit Boost sem estar muito próxima das linhas de frente. De todos os personagens capazes de se tornar um Dancer, apenas Hilda seria capaz de algo similar (fora os adicionado via DLC), entretanto, sem talento natural em Reason e uma lista de Spells mais miúda.

Ainda, se você não pretende utilizar o vencedor do White Heron Cup como dançarino, pode escolher alguém que se beneficiará mais pela segunda recompensa de se obter a classe Dancer (a habilidade Sword Avo +20, e a arte Sword Dance), ou seja o seu principal espadachim, fora Byleth. Ou mesmo pelo terceiro benefício: os 5 pontos em Charm ganhos ao treinar a dança para a competição, o que pode beneficiar personagens poucos pontos nesse stat. Apenas lembre-se que o recomendável para vencer o White Heron Cup são 13 pontos de Charm.

Ou você pode ignorar tudo isso e escolher que acha que vai ficar mais ‘bunitinho’ nas roupas de dançarino.

Por fim, o jogador também pode utilizar seu tempo de exploração no monastério para recrutar novos personagens para o seu grupo de aliados. E para isso você deve cumprir certos requisitos associados aos parâmetros de Byleth. Os personagens do monastério, professores e membros dos cavaleiros de Seiros, pediram que Byleth esteja ao menos no level 15 (a menos Cyril, que exigirá apenas level 10), enquanto os alunos das outras classes pediram um nível mínimo em uma das proficiências e uma quantidade mínima de pontos de stats (não contados os pontos bônus concedidos por ter a classe equipada). Por exemplo, Ignatz pede ao menos 10 pontos de Dex e B de proficiência em Authority, já Mercedes exige 15 Mag e C em Bow.

A exceção a regra é Slyvain, que não pedirá nenhum stat ou proficiência caso o jogador tenha escolhido a forma feminina de Byleth.

O jogador poderá ainda diminuir a quantidade de pontos de stat e nível de proficiência aumentando o nível do Support entre Byleth e o personagem em questão. Por exemplo, normalmente Felix exige 15 pontos em Speed e B+ Swords, já com support level C pedira por 12 pontos em Speed e B em Swords. Com support level B requirirá 6 em Speed e D+ em Sword. (Byleth inicia o jogo com 8 pontos em Speed e D+ de proficiência em Swords).

Nível A em support remove qualquer requisito de stat e proficiência. Porém, no jogo normal isso só é possível na segunda metade da história, e personagens só podem ser recrutados a partir desse método na primeira metade. Ainda, Caspar e Ferdinand só podem alcançar nível B de support com Byleth na segunda metade do jogo, o que pode torná-los mais difíceis de serem recrutados.

Ainda, personagens que alcançarem nível B de Support com Byleth aleatoriamente pediram para se juntarem a classe do jogador no decorrer da semana. Além dos métodos citados ao longo desse texto, o jogador pode escalar um aluno de outra casa (os passíveis de recrutamento) como ajudantes do mês (Mission Assistance), o que fará com que o aluno faça parte do grupo de unidades do jogador, porém, sem a capacidade de ganhar pontos de proficiência nas armas, pontos de experiência na classe ou de nível. Entretanto, o personagem requerido como Mission Assistance poderá ganhar pontos de Support com Byleth e as outras unidades em batalha, o que pode ser usado para melhor o nível de Support com esse personagem, mas tenha em mente que cada combate que essa unidade participar ela estará ocupando o lugar de uma de suas unidades, que poderia estar ganhando experiência e outros pontos.

--

--

Marcelo Hagemann Dos Santos
Marcelo Hagemann Dos Santos

Written by Marcelo Hagemann Dos Santos

Rapaz de humor duvidoso que entrou essa de escrever sobre animes recentemente. Ex-aluno de filosofia e graduado em Letras, mas sempre estudando.

No responses yet