Assista, assista Oddtaxi.

Marcelo Hagemann Dos Santos
4 min readJul 2, 2021

--

Como assim você não vai assistir Oddtaxi?

O que um taxista que não consegue dormir, um yakuza temido em toda Shibuya, um grupo de idols no início do caminho à fama, uma enfermeira que sabe lutar capoeira, um gamer colecionador de animais virtuais, um YouTuber disposto a fazer de tudo para viralizar e uma de dupla de comediantes em crise têm em comum?

Esses e muitos outros personagens compõem a trama de Oddtaxi, lançado nessa segunda safra de animes do ano de 2021, que acabou de terminar agora na metade do ano. O anime está inteiramente disponível na Crunchyroll, onde você poderá descobrir como tais personagens se relacionam entre si, e como cada encontro e desencontro da narrativa compõem uma forte trama que tem como tema principal a busca pelo sucesso, e as consequências dessa busca.

A animação é resultado da parceria de dois estúdios: P.I.C.S., que é um estúdio pouco conhecido, e até então produziu apenas animações comerciais, como o clipe da música Jikkyou Chuukei, da banda de rock japonesa RADWIMPS;

E OLM, que é mais conhecido por ser responsável pela série Pokémon, desde o início da jornada de Ash Ketchum (ou Satoshi) rumo a se tornar um mestre pokémon (seja lá o que isso signifique) até os dias atuais. O estúdio é atualmente conhecido como responsável por muitas séries voltadas ao público infantil, como Youkai Watch, Beyblade Burst e Zoids Wild, mas ao longo de sua história já se envolveu em produções que atendem a outros públicos alvos, como Makai Senki Disgaea, To Heart (incluindo To Heart 2) e as primeiras adaptações de Utawarerumono e, é claro, de Berserk (também conhecido como Kenpuu Denki Berserk). Além disso, na temporada que se iniciará em outubro desse ano o estúdio também adaptará o mangá de Komi-san wa, Comyushou desu., e também será responsável pela segunda temporada de Isekai Shokudou.

Isso seria uma… referência ao BRASIL?!?! (fonte)

Por outro lado o diretor de Oddtaxi é o estreante Baku Kinoshita, que também é responsável pelos designs charmosos dos personagens do anime (junto de Hiromi Nakayama), e fez um excelente trabalho em misturar as características animalescas dos personagens com seus corpos humanoides, num estilo bem cartunesco.

E se a trama (escrita por Kazuya Konomoto) é um dos pontos principais do anime, as poucas músicas do projeto (o que inclui abertura, ambos os dois encerramentos, e duas músicas do grupo ficcional Mistery Kiss) não ficam muito atrás.

O clipe completo da abertura do anime está disponível no YouTube de forma oficial no canal da Pony Canyon, e contêm alusões a diversos elementos chaves de toda a trama, inclusive de seu final. O que não significa que o assistir uma vez basta para receber todos os spoilers possíveis, mas também eu não recomendaria assisti-lo com toda a atenção do mundo se a sua intenção é ver a série sem ter ideia do que pode acontecer a seguir.

Da mesma forma, mas com risco menor de spoilers, a versão completa do encerramento também está disponível no YouTube (assim como a música que toca ao final do episódio 6) e é cantada pela dubladora Suzuko Mimori, que dá voz da líder do grupo Mistery Kiss, Nikaidou Rui, que também possui dois clipes disponíveis no YouTube, ambos versões curtas de Chouchou Koi Genshou e Namima ni Kiss. E, felizmente, como tem acontecido mais ultimamente, as músicas de Oddtaxi também estão disponíveis no spotify, incluindo sua trilha sonora.

Além da já citada Mimorin, que talvez você conheça como a voz da Sonora Umi de Love Live, o elenco de dubladores também conta com a presença outras seiyuus conhecidas por performar outras idols em outras franquias — Riho Iida (Rin Hoshizora também de Love Live), Moeka Koizumi (Yuka Jennifer Sasago em D4DJ e Nana Daiba em Shoujo☆Kageki Revue Starlight) e Akari Kitou (Kanata Konoe em Love Live) — e o rapper japonês METEOR (que você pode emcpmtrar suas músicas no spotify), o que dá um certo ar de musicalidade ao anime, até porque as falas do personagem de METEOR, Yano, são todas em rap, e que também possui uma música de apresentação ao personagem disponível no canal oficial da SUMMIT, gravadora japonesa fundada em 2011, que também participou da produção de Oddtaxi, e serve como casa de muitos artistas envolvidos no projeto, como PUNPEE, VaVa e OMSB.

Oddtaxi pode não ser uma obra tão pretenciosa quanto Vivy: Fluorite Eye’s Song, possuir a carga emocional de 86, ser a sequencia aguarda de um grande anime como Zombie Land Saga: Revenge, ou o final de uma das obras mais bem apreciadas de nossa geração como Fruits Basket: The Final, mas com uma trama bem amarrada, bom humor, uma produção sólida do começo ao fim que demonstra ter muito cuidado e carinho com sua obra, e uma narrativa que tem de tudo para o mais variado público, não tenho hesitação ao dizer que sim! Oddtaxi foi uma das melhores experiências dessa segunda temporada de 2021, e algo que realmente merece a alcunha de joia rara, já que, apesar da boa produção, o anime passou batido para muita gente, inclusive entre o próprio público japonês, e merece ser assistido por um número maior de pessoas.

--

--

Marcelo Hagemann Dos Santos
Marcelo Hagemann Dos Santos

Written by Marcelo Hagemann Dos Santos

Rapaz de humor duvidoso que entrou essa de escrever sobre animes recentemente. Ex-aluno de filosofia e graduado em Letras, mas sempre estudando.

No responses yet