A noite pelas lentes de Yofukashi no Uta e Kimi wa Houkago Insomnia
Yofukashi no Uta e Kimi wa Houkago Insomnia são dois animes com muito pouco em comum. Apesar de ambos possuírem protagonistas que, pelos próprios motivos, têm dificuldade em dormir a noite, cada um segue em um caminho bem diferente do outro.
Enquanto um é uma comédia romântica, que brinca com a figura do vampiro e esse imaginário sobrenatural, sobre um jovem entediado com sua vida mundana em busca de se tornar um ser da noite, o outro é um romance slice-of-life com os pés bem firmados na realidade sobre um casal de jovens que por fruto do acaso se encontram e acabam descobrindo uma nova paixão, ou melhor duas.
Ainda que sejam opostos, não há nenhuma falsidade na afirmação de que a noite é um elemento muito importante para ambas as narrativas, mas, por motivos bem diferentes. Algo que fica evidente quando analisamos como cada um deles retrata o cenário noturno.
Yofukashi no Uta é um anime bastante colorido e o modo como ele pinta o cenário noturno faz jus a essa afirmação, as imagens acima não me deixam mentir. Em particular, o anime adora pintar ambiente urbano de roxo, rosa e lilás em contraste com a escuridão azulada da noite, cores que expressam muito bem todos os sentimentos de estar em, ou avistar, um espaço subliminar. Mistério, medo, insegurança, a dualidade de ver um ambiente ao mesmo tempo familiar e desconhecido…
Mas o anime não se limita aos tons de azul e roxo, há também uma abundância de amarelo, verde e vermelho…
E não apenas cenários coloridos, quando se faz necessário o anime não hesita em suprimir todas essas cores.
O contraste entre o dia e a noite também é algo importante de ser observado pois, enquanto de dia temos um cenário comum, a noite o mesmo lugar recebe uma aura mística, quase sobrenatural. Algo sintomático do modo como o protagonista passa a enxerga o dia e a noite como se fossem mundos distintos um do outro.
Kimi wa Houkago Insomnia, em contrapartida, é muito mais contido no modo como utiliza suas próprias cores. Apesar de ter sim cenários com excelente composição e de serem sim muito bonitos, suas cores são as que se espera, sempre um reflexo da hora do dia em que se passa tal cena. O que faz com que os cenários noturnos sejam todos pintados com um mesmo azul… ou quase todos.
Os únicos elementos que de fato tão alguma cor a esse cenário azul escuro são as fontes de luz não naturais. Ou seja, nada que não realmente esteja ali.
Quando observamos o contraste entre o dia e noite, fica ainda mais evidente que o que de fato dita as cores do anime é a hora do dia, se está de dia ou de noite.
Tanto é que as cenas mais coloridas do anime são aquelas situadas justamente no anoitecer e no amanhecer, ou seja, quando as cores do dia se mesclam com as cores da noite.
O que não quer dizer que Houkago Insonmia não tenha sua própria dose de surrealidade. Assim como Yofukashi tem momentos de sobriedade, quando se faz necessário, Houkago Insonmia sabe muito bem tingir uma cena com as cores que ela precisa, mas utiliza desse recurso apenas em momentos verdadeiramente especiais.
Mas por que tanta discrepância no modo como esses dois animes retratam a noite? E a resposta mais simples é a adequação ao tema.
Como resumido no início do texto, Yofukashi no Uta é sobre Kou Yamori, um jovem que sente falta de algo em sua vida e não sabe dizer exatamente o quê. E em busca de preencher esse vazio saí perambulando a noite até se encontrar com a vampira Nazuna Nanakusa, momento em que decide que ele mesmo se tornaria um vampiro. Para realizar esse desejo, porém, o jovem precisa se apaixonar por ela.
Em outras palavras, Yofukashi no Uta é sobre os sentimentos, ou a falta deles, de Yamori, e dessa busca de autopreenchimento através do noturno, do sobrenatural. Por isso que ambientação do anime é muito mais pautada pelos sentimentos, pelas sensações que a noite carrega, do que de fato o ambiente físico. Até mesmo por isso, o uso exagerado de cores não se replica, ao menos não com tanta intensidade, aos ambientes internos e diurnos. Inclusive, é por isso que há alguns personagens que ditam as cores do cenário do anime quando estão presente e interagindo com Yamori. Em particular a detetive Anko Uguisu, que pinta o cenário em em tons de marrom (aka sepia) sempre que está presente, pois ela exerce algum tipo de dominação sobre o ambiente.
Já um dos principais temas de Kimi wa Houkago Insomnia é a fotografia, de um modo geral, há uma ênfase na fotografia do céu noturno, mas ainda assim o anime trata da fotografia como um todo. Por isso os cenários precisam ser ao menos verossímeis, porque há um quesito de observação da natureza, dos cenários urbanos, como eles são. Há sim um olhar artístico sobre essa realidade, mas a base desse olhar continua sendo o real. O que não quer dizer que o anime tenta ser foto-realista, longe disso, mas há sim a preocupação de representar os cenários a partir do prisma da fotografia, mesmo nos momentos mais artísticos do anime.
Além disso, vale destacar o quê a noite representa para ambos os animes em suas próprias narrativas. Enquanto para Yamori a noite apresenta a possibilidade de algo novo, esconde mistérios e é um espaço a ser explorado, para Ganta e Isaki é um espaço de angustia e frustração antes de se tornar um espaço de contemplação, em um mundo que apenas os dois dividem. A noite é inicialmente o momento em que estão sozinhos, quanto seus maiores medos e angústias vêm à tona, e seus maiores traumas são revividos. Ainda que esse aspecto não se reflita visualmente, que a noite nunca se torne ameaçadora pela sua aparência ou por estilização, o fato é que os protagonistas de Houkago Insonmia não desejam passar noites em claro, apenas acabam descobrindo um modo de reverter isso ao seu favor.
Para finalizar, quero deixar claro que nada do que foi dito nesse texto torna Yofukashi melhor do que Houkago Insonmia, ou vice-versa, são animes diferentes, com propostas distintas, que criam ambientações excelentes para os sentimentos que procuram evocar. Se Yofukashu no Uta é genial, Kimi wa Houkago Insonmia é brilhante, cada um em seu próprio mérito.